A diferença entre gostar, se apaixonar e amar.

Leia o texto abaixo ao som de Jason Mraz Love Someone.

 

Gostar é muito relativo.

Gostar de alguém é sentir um frio na barriga, mas manter os pés no chão. Gostar é querer estar junto, mas sem descartar outras oportunidades. Gostar é beijar, mas de vez em quando, abrir os olhos discretamente para conferir o ambiente. Gostar é abraçar forte, mas não por muito tempo. Gostar é se dedicar, mas com limites impostos. Gostar é querer ter, mas não ser seu. Gostar é querer dormir junto, mas acordar cedo no dia seguinte para outros compromissos.

Gostar é sair, mas voltar para o trabalho pontualmente. Gostar é admirar as qualidades, mas ainda reparar nos poucos ou pequenos defeitos. Gostar é andar de mãos dadas, mas não sentir segurança. Gostar é dividir o chocolate preferido, mas ainda assim, ficar com a maior parte.

Gostar é passar o domingo juntos, mas fazer planos mirabolantes na segunda-feira. Gostar é tirar do sério, mas com finalidade de testar o ponto fraco do outro. Gostar é frequentar a sua casa, mas com o status de estarem se conhecendo. Gostar é fazer planos, mas não ultrapassar mais de três dias. Gostar é viajar, mas sentir saudade do que ainda não acabou.

Gostar de alguém é como ter o jogo ganho, mas faltar uma carta. O verbo gostar traz consigo muitas incertezas e, ao mesmo tempo, muitas descobertas. Gostar de alguém é um risco do desconhecido.

Ao se apaixonar, você enlouquece.

Depois de conhecer um pouco esse alguém, as atitudes e as vontades acabam ficando completamente incontroláveis. A paixão é um sentimento que descontrola qualquer racionalidade. As emoções explícitas são a principal marca dessa sensação.

Se apaixonar por alguém é sinônimo de entrega absoluta. Os erros se tornam acertos, o longe se torna perto, o tarde se torna cedo, a noite se torna dia, a pobreza se torna riqueza, o frio se torna calor, o ruim se torna bom, a fome se torna saudade, o sono se torna pensamentos.

Se apaixonar por alguém é se perder, ou se encontrar por alguém.

Se apaixonar é sentir o sangue correr nas veias e sentir arrepios com simples toques. Se apaixonar é descobrir qualquer tipo de alegria na dor, é expressar através do olhar o que as palavras não são capazes de traduzir. Se apaixonar é perder prazos, horários e tarefas importantes. Se apaixonar é se doar, é correr contra o tempo, é se permitir e sem restrições, deixar transparecer o melhor que você possa ser.

Se apaixonar é tirar a roupa sem pensar duas vezes. Se apaixonar é curtir todos os momentos, e em cada brecha, encontrar uma chance para satisfazer os desejos. Se apaixonar é agir por impulso e depois arcar com as consequências, boas ou ruins. Se apaixonar é sentir um tesão incontrolável, é deixar a vontade carnal sobressair ao seu juízo. Se apaixonar é suar, tremer, gritar, gemer, arranhar, morder.

Se apaixonar é ficar cego. E só depois de incendiar todas as labaredas, tentar se acalmar e fazer de tudo para manter todas as chamas acesas.

Amar alguém é ter todas as certezas de uma só vez.

Amar alguém é viver o presente, absorver o melhor do passado e planejar o futuro. Amar alguém é transformar os sonhos em realidade. Amar alguém é cuidar, zelar e proteger. Amar alguém é não ter dúvidas. Amar alguém é transformar uma briga em um ensinamento. Amar alguém é criar laços, ter filhos, envelhecer lado a lado. Amar alguém é resistir a todas as tentações, desavenças, crises, ciúmes, egoísmo. Amar alguém é surpreender, é presentear. Amar alguém é deixar claro o quanto essa pessoa é essencial, é dizer o quanto tudo mudou desde que ela se fez notável, é não ter vergonha de demonstrar qualquer afeto.

Amar alguém é se libertar, compartilhar e somar. Amar alguém é oferecermos toda a nossa bagagem de experiências, para conhecer e compreender o outro. Amar alguém é fazer essa pessoa feliz, proporcionar noites de sono tranquilas, é suprir todas as necessidades. Amar alguém é estender as mãos, apoiar, contrariar, mas nunca abandonar.

Amar alguém é trabalhar a paciência. É ressaltar a persistência e provar toda a sua determinação. Amar alguém não é um sacrifício, é sentir-se leve. Amar alguém não é se prender, é ter muitas opções e ainda assim, escolher ficar.

Amar alguém é abrir mão do seu amor. Amar alguém, às vezes, pode ser a sua pior dor. Amar alguém é uma ferida que nunca vai cicatrizar ou deixar de existir. Amar alguém é carregar consigo a pessoa, por onde quer que você esteja. Amar alguém é, em alguns casos, uma renúncia. Amar alguém é querer esquecer, e não conseguir. Amar alguém é decisão do seu coração, e não uma opção indicada pelo seu dedo. Amar alguém não é responsabilidade do cupido, é a sentença que precisa ser cumprida. Amar alguém é confiar, transmitir segurança e não medir esforços.

Amar alguém é deixar a pessoa partir, e ainda assim, fazer de tudo para ela voltar. Amar alguém é sofrer calado ao ver que esse amor, não é mais seu. Amar alguém é ser repetitivo, tanto nas lágrimas que insistem em escorrer, quanto nos assuntos recorrentes. Amar alguém é perdoar e ceder.

Amar é precisar desistir, é perder todas as forças, mas continuar insistindo.

Em todos os casos mencionados acima, eu não prometo um final feliz. Afinal, os sentimentos são como o mar: seduzem e depois podem afogar. De qualquer forma, a regra é clara: o que me oferecerem, eu ofereço três vezes mais.

Por garantia de qualidade, a satisfação comprovada vai te fazer voltar mais vezes.

E você vai casar comigo, sem mais.

Comentários

  • Ps disse:

    Querida qual é a dificuldade de você entender que esse homem não gosta de vc?
    Quando um homem ama uma mulher ,ele faz de tudo para que todos saibam
    Que você é dele!
    Mais fica te trocando como troca de roupa ,isso só mostra o quanto vc nao significa nada na vida dele.
    Pense nisso e se valorize mais como mulher.

  • Anônimo disse:

    Eu conheci ela numa tarde quando tavamos largando da escola , vinha eu irmão e os demais estudantes , quando do nada ela pergunta , ” vcs são gêmeos é ? ” Eu falei q sim então vimos conversando até a entrada da casa dela , tavamos fazendo 1° ano do ensino médio , q foi em 2015 , praticamente todos os dias quando vinha eu meu irmão e meu ex-amigo na entrada q entra pra casa dela vinha ela e me chamava “DAMIÃO ME ESPERA” espera pra irmos juntos ! aí eu com todo carinho a esperava , meu irmão e meu ex-amigo iam na frente pq andavam ligeiros pra n chegar atrasado , já eu ficava mas atrás com ela , íamos conversando , só não me lembro muito bem como eram as nossas conversas . Já faz dois anos q a conheço e posso lhe confirmar q a amo , e posso lhe explicar pq a amo : ” EU NÃO A VEJO COMO UMA SIMPLES MENINA DE 16 ANOS , Q É LINDA , BAIXINHA , GALEGA , CABELO CACHEADO MUITO LINDO , NÃO , EU VEJO MUITO MAIS QUE ISSO EU VEJO UMA PESSOA QUE PODE ME COMPLETAR , UMA PESSOA MAGNÍFICA QUE QUANDO A VEJO O MEU MUNDO PARA POR SEGUNDOS , MINUTOS OU ATÉ MESMO HORAS E HORAS, EU SINTO ALGO EXAGERADO POR ELA , QUERO VÊ- LA BEM , PQ A AMO , MEU AMOR POR ELA VAI MAS LONGE DO QUER UM SIMPLES TOQUE , QUERIA PODER CUIDAR DELA DO MEU JEITO , QUERO CONSTRUIR OUTRA VIDA, HISTÓRIA
    COM ELA PQ Q AMO E AMAR E TER RESPEITO PELA PESSOA , É DEIXAR SE LEVAR POR AQUILO Q SENTE PELA PESSOA , É ACEITAR AS IMPERFEIÇÕES DELA E MESMO ASSIM SABER QUE É A PESSOA MAIS PERFEITA DESSE MUNDO ” ela se chama MICHELE e eu DAMIÃO tou escrevendo isto para ter uma opinião de vc ou alguém! Um dia quero vê essa mensagem é me lembrar q fiz isto pq a amo muito , não sabemos do nosso futuro aí vai q um não só eu mais ela também possa ler juntos comigo esta linda mensagem . Data q fiz 09/02 2018 ! queria que você me certificasse mesmo q a amo ? Se o q eu sinto por ela é amar ?

  • LL disse:

    tive uma relação com um homem durante 1 ano era a coisa mais maravilhosa do mundo, ele não me pediu em namoro em momento algum mais era somente com ele que estava. Nesse ano ele me fez sentir a mulher mais especial, amada parecia que era a maior alegria da minha vida quando tava do lado dele era os melhores momento da minha vida. Depois de um tempo descobri que ele era casado mais não vivia bem com ela porem eu quis afasta. Faz 3 anos que conheci ele é 2 que já não estamos juntos é 1 ano que nem tenho noticias dele. Porém não consigo me relacionar com homem nenhum mais toda vez que acho que vou ficar com outros cara e vai durar não dura, não dá eu lembro desse homem é tenho em minha cabeça que amo ele tanto a ponto de nenhum outro me fazer esquecer ele, é me fazer sentir especial, mulher,amanda. Fico querendo pensar que e imaginação minha que devo tentar da uma nova chance mais nunca da certo meu coração não se abre pra continuar sem ele. Sou nova quero continuar minha vida sem pensar nele mais não consigo é toda vez que fico tentando colocar positivo na minha cabeça parece que me deprime mais”
    Sera que isso e amor ou alguma coisa que coloquei na minha cabeça pq chega doer é muito triste gostar de alguem nesse ponto

  • anonimo disse:

    EU perdi meu verdadeiro amor para sempre por escolhas erradas , mas é uma longa historia mais ja passou 5 anos eu nao o esqueci ate hj vai fazer 6 anos né eu encontrei ele uma vez , ele tentou falar cmg mas q1uando viu o homem que me casei ele se afastou e virou a cara mais por minhas costas ficou olhando oque significa isso . ??

  • Luisa disse:

    Tenho 14 anos e me apaixonei por um cara de 21 em uma festa q fui para esquecer o meu ex.
    Ele se interessou por mim e eu me interessei por ele sem mesmo sabermos a idade um do outro. Mas as coisas foram ficando mais sérias e descobrimos q estávamos gostando um do outro, ou pelo menos eu estava e descobrimos a idade um do outro.
    Mesmo assim ele quis ficar comigo,achei bem estranho pois ele é um menino lindo e dono de uma empresa, ele é bem inteligente, já morou fora do país e é mto experiente. Achei q tudo isso ia me ajudar amadurecer mas quando saímos, vi q n era nada disso, ele só quis ficar comigo e deixou bem claro q n ia passar disso .

  • Waleska Pinto disse:

    Estou me relacionando com uma pessoa a 3 meses. Adoro estar com ele, nos damos muito bem. Estamos só saindo, ele ainda não falou em assumir um relacionamento sério comigo. Não somos mais criança, mais sinto ele bastante cauteloso com relação a isso. Sei que ele gosta de mim, como eu gosto muito dele. Amo esse homem, mais não sei até onde isso vai dá. Sinto medo de me machucar novamente…

  • Anônimo disse:

    Resumindo.. vc foi trouxa !

  • af.mt disse:

    estou em um relacionamento a 5 anos e nunca fui uma pessoa de ter ciumes mas ultimamente ando tendo muito e com isso as brigas aumentaram, sempre mando um verde pra ele fando q nos podia casa mas ele sempre fala q deveria espera a casa ta pronta,mas sinceramente acho q ele so ta me enrolando. nao sei oq fazer .estamos brigando tando e agora surgiu a filha do padastro dele q esta morando na mesma casa.acho e ele esta me traindo, pq eu a vi o jeito q ele olha pra ela

  • Anônimo disse:

    ‘Quando uma pessoa quer você ela fará de tudo para te ter por perto”

  • Anônimo disse:

    Quando fechamos nossos olhos para o que realmente ta acontecendo, deixamos um pouco de nós morrer dia após dia. Quando uma pessoa quiser estar com você ela te fará sentir especial em todos os aspectos. irá te querer por perto a todo instante, te cuidar, dar atenção, carinho e o amor esse vem com o tempo.

  • Gabriel S. O. disse:

    Caraca… Era exatamente o que eu estava pensando quando eu pesquisei sobre o assunto… Infelizmente a pessoa que eu amo está em outro relacionamento… Mas eu não sei por que não consigo a deixar de lado, eu tranquei os sentimentos no meu coração para o bem dela, mas… eles ainda estão lá… No começo claro, eu me apaixonei loucamente, e por isso teve um momento na minha vida que sofri bastante quando essa mesma pessoa parou de falar comigo… claro que fiquei magoado, mas… meses se passaram, fiquei sabendo que ela começou a namorar, e por incrivel que pareça, eu desejei que desse tudo certo pra ela, de verdade, e que ela fosse feliz, aquela paixão louca que eu estava passou, e com isso fiquei muito melhor emocionalmente, mas eu sabia dentro do meu coração que ainda sentia algo, e do nada, ela me chamou pra conversar, e pediu desculpas pelo que aconteceu, ela ainda está namorando, e eu percebi que o que eu sentia por ela se tornou em um amor incondicional… E é exatamente como você disse, eu não tenho dúvidas quando se trata dela… simplesmente não tenho duvidas… isso é até incrível de se pensar… pois eu nunca senti isso por ninguém antes… mas infelizmente termos que encarar a realidade, com o pé no chão… E do fundo do meu coração, só quero que ela seja feliz…

  • E RoSe disse:

    Eu amu Uma pessoa ja fais muito tempo Que a amu e Eli tebm

  • Marco disse:

    De Janine a 20 de Fevereiro de 2013 às 15:50
    LEIA SOZINHO porque no passado eu também não acreditava que ia dar certo, mas? funciona mesmo!!! Entrei neste site e fiz esta prece. Fiz para ver se ia dar certo e deu, assim que acabei meu amor ligou. A pessoa que eu copiei também não acreditava mas para ela também funcionou! AGORA VEREMOS? Diga para você mesmo o nome do único rapaz ou moça com quem você gostaria de estar (três vezes)? Pense em algo que queira realizar na próxima semana e repita para você mesmo (seis vezes). Se você tem um desejo, repita-o para você mesmo (Venha cá ANJO DE LUZ eu te INVOCO para que Desenterre FpS de onde estiver ou com quem estiver e faça ele ME telefonar ainda hoje, Apaixonado e Arrependido, desenterre tudo que esta impedindo que clcn venha para MIM , afaste todas aquelas que tem contribuído para o nosso afastamento e que ele clcn não pense mais nas outras? mas somente em MIM. Que ele ME telefone e ME AME. Agradeço por este seu misterioso poder que sempre dá certo. Amém?). Publique esta simpatia por três vezes , basta copiar e colar por três vezes em in forum diferente esta simpatia abaixo e logo em 48hs você terá uma linda surpresa, beijos Ainda esta noite de madrugada o TEU amor dará conta de que TE ama, algo assim acontecerá entre 1 e 4 horas da manhã esteja preparada para o maior choque de sua vida! Se romper esta corrente terá má sorte no amor. Deus vai lhe abençoárá e sua vida não será mai

  • Anonimo disse:

    Eu estou apaixonada por uma pessoa so que ele continua casado mais disse que mim ama sera que e verdade?

  • Laura disse:

    Eu estou completamente apaixonada pelo o namorado da minha amiga eu amo ela e ele tbm ela confiar muito em mim eu ñ quero que ela perdi essa confiança que ela tem em mim o que eu faça pra para de gosta dele

  • Anônimo disse:

    Amiga o coração não escolhe quem vamos amar verdadeiramente. Se eu fosse vc , me afastaria . se não quiser magoar , será o jeito para vc esquece-lo .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Recomendados para você

Receba textos novos no seu e-mail!