A diferença entre gostar, se apaixonar e amar.

Leia o texto abaixo ao som de Jason Mraz Love Someone.

 

Gostar é muito relativo.

Gostar de alguém é sentir um frio na barriga, mas manter os pés no chão. Gostar é querer estar junto, mas sem descartar outras oportunidades. Gostar é beijar, mas de vez em quando, abrir os olhos discretamente para conferir o ambiente. Gostar é abraçar forte, mas não por muito tempo. Gostar é se dedicar, mas com limites impostos. Gostar é querer ter, mas não ser seu. Gostar é querer dormir junto, mas acordar cedo no dia seguinte para outros compromissos.

Gostar é sair, mas voltar para o trabalho pontualmente. Gostar é admirar as qualidades, mas ainda reparar nos poucos ou pequenos defeitos. Gostar é andar de mãos dadas, mas não sentir segurança. Gostar é dividir o chocolate preferido, mas ainda assim, ficar com a maior parte.

Gostar é passar o domingo juntos, mas fazer planos mirabolantes na segunda-feira. Gostar é tirar do sério, mas com finalidade de testar o ponto fraco do outro. Gostar é frequentar a sua casa, mas com o status de estarem se conhecendo. Gostar é fazer planos, mas não ultrapassar mais de três dias. Gostar é viajar, mas sentir saudade do que ainda não acabou.

Gostar de alguém é como ter o jogo ganho, mas faltar uma carta. O verbo gostar traz consigo muitas incertezas e, ao mesmo tempo, muitas descobertas. Gostar de alguém é um risco do desconhecido.

Ao se apaixonar, você enlouquece.

Depois de conhecer um pouco esse alguém, as atitudes e as vontades acabam ficando completamente incontroláveis. A paixão é um sentimento que descontrola qualquer racionalidade. As emoções explícitas são a principal marca dessa sensação.

Se apaixonar por alguém é sinônimo de entrega absoluta. Os erros se tornam acertos, o longe se torna perto, o tarde se torna cedo, a noite se torna dia, a pobreza se torna riqueza, o frio se torna calor, o ruim se torna bom, a fome se torna saudade, o sono se torna pensamentos.

Se apaixonar por alguém é se perder, ou se encontrar por alguém.

Se apaixonar é sentir o sangue correr nas veias e sentir arrepios com simples toques. Se apaixonar é descobrir qualquer tipo de alegria na dor, é expressar através do olhar o que as palavras não são capazes de traduzir. Se apaixonar é perder prazos, horários e tarefas importantes. Se apaixonar é se doar, é correr contra o tempo, é se permitir e sem restrições, deixar transparecer o melhor que você possa ser.

Se apaixonar é tirar a roupa sem pensar duas vezes. Se apaixonar é curtir todos os momentos, e em cada brecha, encontrar uma chance para satisfazer os desejos. Se apaixonar é agir por impulso e depois arcar com as consequências, boas ou ruins. Se apaixonar é sentir um tesão incontrolável, é deixar a vontade carnal sobressair ao seu juízo. Se apaixonar é suar, tremer, gritar, gemer, arranhar, morder.

Se apaixonar é ficar cego. E só depois de incendiar todas as labaredas, tentar se acalmar e fazer de tudo para manter todas as chamas acesas.

Amar alguém é ter todas as certezas de uma só vez.

Amar alguém é viver o presente, absorver o melhor do passado e planejar o futuro. Amar alguém é transformar os sonhos em realidade. Amar alguém é cuidar, zelar e proteger. Amar alguém é não ter dúvidas. Amar alguém é transformar uma briga em um ensinamento. Amar alguém é criar laços, ter filhos, envelhecer lado a lado. Amar alguém é resistir a todas as tentações, desavenças, crises, ciúmes, egoísmo. Amar alguém é surpreender, é presentear. Amar alguém é deixar claro o quanto essa pessoa é essencial, é dizer o quanto tudo mudou desde que ela se fez notável, é não ter vergonha de demonstrar qualquer afeto.

Amar alguém é se libertar, compartilhar e somar. Amar alguém é oferecermos toda a nossa bagagem de experiências, para conhecer e compreender o outro. Amar alguém é fazer essa pessoa feliz, proporcionar noites de sono tranquilas, é suprir todas as necessidades. Amar alguém é estender as mãos, apoiar, contrariar, mas nunca abandonar.

Amar alguém é trabalhar a paciência. É ressaltar a persistência e provar toda a sua determinação. Amar alguém não é um sacrifício, é sentir-se leve. Amar alguém não é se prender, é ter muitas opções e ainda assim, escolher ficar.

Amar alguém é abrir mão do seu amor. Amar alguém, às vezes, pode ser a sua pior dor. Amar alguém é uma ferida que nunca vai cicatrizar ou deixar de existir. Amar alguém é carregar consigo a pessoa, por onde quer que você esteja. Amar alguém é, em alguns casos, uma renúncia. Amar alguém é querer esquecer, e não conseguir. Amar alguém é decisão do seu coração, e não uma opção indicada pelo seu dedo. Amar alguém não é responsabilidade do cupido, é a sentença que precisa ser cumprida. Amar alguém é confiar, transmitir segurança e não medir esforços.

Amar alguém é deixar a pessoa partir, e ainda assim, fazer de tudo para ela voltar. Amar alguém é sofrer calado ao ver que esse amor, não é mais seu. Amar alguém é ser repetitivo, tanto nas lágrimas que insistem em escorrer, quanto nos assuntos recorrentes. Amar alguém é perdoar e ceder.

Amar é precisar desistir, é perder todas as forças, mas continuar insistindo.

Em todos os casos mencionados acima, eu não prometo um final feliz. Afinal, os sentimentos são como o mar: seduzem e depois podem afogar. De qualquer forma, a regra é clara: o que me oferecerem, eu ofereço três vezes mais.

Por garantia de qualidade, a satisfação comprovada vai te fazer voltar mais vezes.

E você vai casar comigo, sem mais.

Comentários

  • Ps disse:

    Querida qual é a dificuldade de você entender que esse homem não gosta de vc?
    Quando um homem ama uma mulher ,ele faz de tudo para que todos saibam
    Que você é dele!
    Mais fica te trocando como troca de roupa ,isso só mostra o quanto vc nao significa nada na vida dele.
    Pense nisso e se valorize mais como mulher.

  • Anônimo disse:

    Eu conheci ela numa tarde quando tavamos largando da escola , vinha eu irmão e os demais estudantes , quando do nada ela pergunta , ” vcs são gêmeos é ? ” Eu falei q sim então vimos conversando até a entrada da casa dela , tavamos fazendo 1° ano do ensino médio , q foi em 2015 , praticamente todos os dias quando vinha eu meu irmão e meu ex-amigo na entrada q entra pra casa dela vinha ela e me chamava “DAMIÃO ME ESPERA” espera pra irmos juntos ! aí eu com todo carinho a esperava , meu irmão e meu ex-amigo iam na frente pq andavam ligeiros pra n chegar atrasado , já eu ficava mas atrás com ela , íamos conversando , só não me lembro muito bem como eram as nossas conversas . Já faz dois anos q a conheço e posso lhe confirmar q a amo , e posso lhe explicar pq a amo : ” EU NÃO A VEJO COMO UMA SIMPLES MENINA DE 16 ANOS , Q É LINDA , BAIXINHA , GALEGA , CABELO CACHEADO MUITO LINDO , NÃO , EU VEJO MUITO MAIS QUE ISSO EU VEJO UMA PESSOA QUE PODE ME COMPLETAR , UMA PESSOA MAGNÍFICA QUE QUANDO A VEJO O MEU MUNDO PARA POR SEGUNDOS , MINUTOS OU ATÉ MESMO HORAS E HORAS, EU SINTO ALGO EXAGERADO POR ELA , QUERO VÊ- LA BEM , PQ A AMO , MEU AMOR POR ELA VAI MAS LONGE DO QUER UM SIMPLES TOQUE , QUERIA PODER CUIDAR DELA DO MEU JEITO , QUERO CONSTRUIR OUTRA VIDA, HISTÓRIA
    COM ELA PQ Q AMO E AMAR E TER RESPEITO PELA PESSOA , É DEIXAR SE LEVAR POR AQUILO Q SENTE PELA PESSOA , É ACEITAR AS IMPERFEIÇÕES DELA E MESMO ASSIM SABER QUE É A PESSOA MAIS PERFEITA DESSE MUNDO ” ela se chama MICHELE e eu DAMIÃO tou escrevendo isto para ter uma opinião de vc ou alguém! Um dia quero vê essa mensagem é me lembrar q fiz isto pq a amo muito , não sabemos do nosso futuro aí vai q um não só eu mais ela também possa ler juntos comigo esta linda mensagem . Data q fiz 09/02 2018 ! queria que você me certificasse mesmo q a amo ? Se o q eu sinto por ela é amar ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Recomendados para você

Receba textos novos no seu e-mail!