A diferença entre gostar, se apaixonar e amar.

Por Jéssica Pellegrini

Leia o texto abaixo ao som de Jason Mraz Love Someone.

 

Gostar é muito relativo.

Gostar de alguém é sentir um frio na barriga, mas manter os pés no chão. Gostar é querer estar junto, mas sem descartar outras oportunidades. Gostar é beijar, mas de vez em quando, abrir os olhos discretamente para conferir o ambiente. Gostar é abraçar forte, mas não por muito tempo. Gostar é se dedicar, mas com limites impostos. Gostar é querer ter, mas não ser seu. Gostar é querer dormir junto, mas acordar cedo no dia seguinte para outros compromissos.

Gostar é sair, mas voltar para o trabalho pontualmente. Gostar é admirar as qualidades, mas ainda reparar nos poucos ou pequenos defeitos. Gostar é andar de mãos dadas, mas não sentir segurança. Gostar é dividir o chocolate preferido, mas ainda assim, ficar com a maior parte.

Gostar é passar o domingo juntos, mas fazer planos mirabolantes na segunda-feira. Gostar é tirar do sério, mas com finalidade de testar o ponto fraco do outro. Gostar é frequentar a sua casa, mas com o status de estarem se conhecendo. Gostar é fazer planos, mas não ultrapassar mais de três dias. Gostar é viajar, mas sentir saudade do que ainda não acabou.

Gostar de alguém é como ter o jogo ganho, mas faltar uma carta. O verbo gostar traz consigo muitas incertezas e, ao mesmo tempo, muitas descobertas. Gostar de alguém é um risco do desconhecido.

Ao se apaixonar, você enlouquece.

Depois de conhecer um pouco esse alguém, as atitudes e as vontades acabam ficando completamente incontroláveis. A paixão é um sentimento que descontrola qualquer racionalidade. As emoções explícitas são a principal marca dessa sensação.

Se apaixonar por alguém é sinônimo de entrega absoluta. Os erros se tornam acertos, o longe se torna perto, o tarde se torna cedo, a noite se torna dia, a pobreza se torna riqueza, o frio se torna calor, o ruim se torna bom, a fome se torna saudade, o sono se torna pensamentos.

Se apaixonar por alguém é se perder, ou se encontrar por alguém.

Se apaixonar é sentir o sangue correr nas veias e sentir arrepios com simples toques. Se apaixonar é descobrir qualquer tipo de alegria na dor, é expressar através do olhar o que as palavras não são capazes de traduzir. Se apaixonar é perder prazos, horários e tarefas importantes. Se apaixonar é se doar, é correr contra o tempo, é se permitir e sem restrições, deixar transparecer o melhor que você possa ser.

Se apaixonar é tirar a roupa sem pensar duas vezes. Se apaixonar é curtir todos os momentos, e em cada brecha, encontrar uma chance para satisfazer os desejos. Se apaixonar é agir por impulso e depois arcar com as consequências, boas ou ruins. Se apaixonar é sentir um tesão incontrolável, é deixar a vontade carnal sobressair ao seu juízo. Se apaixonar é suar, tremer, gritar, gemer, arranhar, morder.

Se apaixonar é ficar cego. E só depois de incendiar todas as labaredas, tentar se acalmar e fazer de tudo para manter todas as chamas acesas.

Amar alguém é ter todas as certezas de uma só vez.

Amar alguém é viver o presente, absorver o melhor do passado e planejar o futuro. Amar alguém é transformar os sonhos em realidade. Amar alguém é cuidar, zelar e proteger. Amar alguém é não ter dúvidas. Amar alguém é transformar uma briga em um ensinamento. Amar alguém é criar laços, ter filhos, envelhecer lado a lado. Amar alguém é resistir a todas as tentações, desavenças, crises, ciúmes, egoísmo. Amar alguém é surpreender, é presentear. Amar alguém é deixar claro o quanto essa pessoa é essencial, é dizer o quanto tudo mudou desde que ela se fez notável, é não ter vergonha de demonstrar qualquer afeto.

Amar alguém é se libertar, compartilhar e somar. Amar alguém é oferecermos toda a nossa bagagem de experiências, para conhecer e compreender o outro. Amar alguém é fazer essa pessoa feliz, proporcionar noites de sono tranquilas, é suprir todas as necessidades. Amar alguém é estender as mãos, apoiar, contrariar, mas nunca abandonar.

Amar alguém é trabalhar a paciência. É ressaltar a persistência e provar toda a sua determinação. Amar alguém não é um sacrifício, é sentir-se leve. Amar alguém não é se prender, é ter muitas opções e ainda assim, escolher ficar.

Amar alguém é abrir mão do seu amor. Amar alguém, às vezes, pode ser a sua pior dor. Amar alguém é uma ferida que nunca vai cicatrizar ou deixar de existir. Amar alguém é carregar consigo a pessoa, por onde quer que você esteja. Amar alguém é, em alguns casos, uma renúncia. Amar alguém é querer esquecer, e não conseguir. Amar alguém é decisão do seu coração, e não uma opção indicada pelo seu dedo. Amar alguém não é responsabilidade do cupido, é a sentença que precisa ser cumprida. Amar alguém é confiar, transmitir segurança e não medir esforços.

Amar alguém é deixar a pessoa partir, e ainda assim, fazer de tudo para ela voltar. Amar alguém é sofrer calado ao ver que esse amor, não é mais seu. Amar alguém é ser repetitivo, tanto nas lágrimas que insistem em escorrer, quanto nos assuntos recorrentes. Amar alguém é perdoar e ceder.

Amar é precisar desistir, é perder todas as forças, mas continuar insistindo.

Em todos os casos mencionados acima, eu não prometo um final feliz. Afinal, os sentimentos são como o mar: seduzem e depois podem afogar. De qualquer forma, a regra é clara: o que me oferecerem, eu ofereço três vezes mais.

Por garantia de qualidade, a satisfação comprovada vai te fazer voltar mais vezes.

E você vai casar comigo, sem mais.

144 Comentários em A diferença entre gostar, se apaixonar e amar.

  1. Maria Responder 24 de setembro de 2015 at 15:05

    Parabéns, belíssimos textos.

    #
  2. Ca Responder 13 de outubro de 2015 at 21:38

    Mandei esse texto pro meu ex namorado, exatamente 10 dias antes do término, e ao final perguntei qual era o sentimento, se ele gostava, era apaixonado ou me amava, e a resposta foi que me amava! Hoje relendo esse texto, fico me perguntando aonde foi todo esse amor, como uma pessoa é capaz de amar e da noite pro dia esquecer desse amor!
    Desculpa o desabafo! Amo teus textos!

    #
    • maria Responder 16 de outubro de 2015 at 19:24

      amiga ,,entendo voce passei por isso ,,,mas vocec voltou com o seu ex e encontrou toda essa frieza assim em pouco tempo? nossa que chattooo…

      #
    • Anônimo Responder 26 de abril de 2016 at 14:41

      Amar é precisar desistir, é perder todas as forças, mas continuar insistindo.
      Eu não prometo um final feliz. Afinal, os sentimentos são como o mar: seduzem e depois podem afogar.

      #
    • koréia Responder 26 de abril de 2016 at 14:41

      Amar é precisar desistir, é perder todas as forças, mas continuar insistindo.
      Eu não prometo um final feliz. Afinal, os sentimentos são como o mar: seduzem e depois podem afogar.

      #
    • Phoebe Responder 18 de maio de 2016 at 19:49

      minha filha, este amor nunca existiu.. supera! deixa de ser trouxa

      #
      • carlos Responder 4 de maio de 2017 at 14:20

        o amor existiu sim, o lance é que nada nesse universo é permanente

        #
    • Pavilhão Responder 15 de novembro de 2016 at 18:02

      Amar alguém é a decisão do seu próprio coração ñ é uma opção indicada pelo seu próprio dedo.

      #
    • Debby Assalis Responder 21 de junho de 2017 at 01:05

      Oi, tudo bem com Vc? Me desculpe em me fomente, mais vc tem q pensa com a razão e vê os pontos da vida q passou com ele e vê se esse amor fortaleceu ou os afastaram. Porque o Amor não acaba assim do nada!

      #
    • lisa Responder 11 de julho de 2017 at 17:50

      Vou contar uma historia,CA….
      Eu amo alguem de verdade mais por algumas situaçoes eu n posso de maneira nenhuma namorar com essa pessoa.
      Tive tipo de um ciumes doido um dia,porque vi aquela pessoa com outra pessoa convidando pra sair…
      FIQUEI BRAVA…mais eu n podia deizer nada,porque antes no comesso foi eu qdeichei a pessoa,era muita prexao, em fim naquele dia essa pessoa viu q eu n estava bem e me peruntou o pq eu estava tao estranha ultimamente,eu enti disse q tava normal,fui ignorante e a pessoa me deichou ir em bora.Depois eu fiquei penssndo q eu n podia ficar semdiser a verdade,entaoeu escrevi uma carta resumido o q eu estava sentindo,eu disse,que ainda astava amanda aquela pessoa apesar de td ate de essa pessoa ter entrado para imbunda,é q eu sou evangelica…
      Naquele dia soube q aquela pessoa tambem sentia o mesmo,ou quase o mesmo,ela me disse…
      Mais,eu sabia q eu n podia ter essa pessoa,n mais,pelo bem dela..Entao se eu ainda a amo claro mais amo de longe,n consigo ficar um dia sem penssar,sentir saudade,mais sempre tenho q bloquear as pespectivas,pq eu sei q eu n posso…q quero o melhor,entao se vc se indentificou com essa historia talvez por acaso entardo nesse sait,saiba q a alguem na mundo mesmo q for so uma pessoa q te ama e faria td so pra te ver bem…
      ate logo e beijos q nuncam vao acontecer.

      #
  3. Uane Responder 16 de outubro de 2015 at 17:54

    Que texto bem escrito, bem definido, cada um desses sentimentos tão difíceis, nossa! Aqui descobri que realmente amei:
    “Amar alguém é deixar a pessoa partir, e ainda assim, fazer de tudo para ela voltar. Amar alguém é sofrer calado ao ver que esse amor, não é mais seu. Amar alguém é ser repetitivo, tanto nas lágrimas que insistem em escorrer, quanto nos assuntos recorrentes”

    #
    • Anônimo Responder 16 de outubro de 2016 at 14:00

      Com certeza…

      #
  4. Paloma de Oliveira Lopes Responder 29 de outubro de 2015 at 00:42

    Ameeeeeei ! que texto lindo , até parece que a autora esta secretamente falando comigo rsrs Parabéns pelo trabalho , que acabei de conhecer e já to amando !!! rs BJs de uma nova leitora apartir de agora assídua e fiél ;) Ass:Paloma Oliveira / de São Luís-MA

    #
  5. Larissa Responder 30 de outubro de 2015 at 04:03

    Eu amo esse texto, sempre choro lendo ele.

    #
  6. Anônimo Responder 8 de novembro de 2015 at 21:43

    amei os textos enfim me encomtrei

    #
  7. anonimo Responder 20 de novembro de 2015 at 14:39

    oi, jessica? calma vou começar do começo,então namorei um cara ha 2 anos , foi um relacionamento bem dificil, ele não era uma pessoa compreensiva, gostava de festa enfim era um cara independente , sem contar que ele era 5 anos mais velho do que e, eu era apenas uma garota de 15 anos ainda estudante, não era uma pessoa independente, vou lhe falar sobre o nosso relacionamento.no começo como o de todos os namoros eram rosas, e depois ele me mostrou sua verdadeira face, aprimeira coisa que ele fez de errado começou a namorar com uma menina sem pelo menis ter terminado comigo, não passaram muito tempo, logo terminaram , ele veio pedir pra voltar comigo e eu como sempre muito besta cabei aceitando ele de volta tudo voltou ao normal como se fosse o começo do relacionamento, logo apos 2 meses ele acabou repetindo a mesma coisa então novamente ele me pediu pra voltar e eu como sempre acabei voltando, a gente continuou ficando então ele terminou comigo pra ficar com outra garota, sem contar que ela e um dragão kkk, ele ja estão com um mes de namoro, ele e uma pessoa MUITO vulgar ele ja disse que a ama gostaria que me respondesse , sera que ele realmente ama ela? sera que ele ja me esqueceu? bjs

    #
    • Ana Responder 18 de maio de 2016 at 19:48

      senhor, aprenda a usar virgula!!
      e miga, deixa de ser trouxa e esquece ele.

      #
  8. Bruno matatarazzo Responder 25 de novembro de 2015 at 15:51

    lindo texto! palavras bem ditas e com real sentido! eu amo uma pessoa e daqui alguns dias completariamos 2 anos mas por umas atitudes dele… acabamos hoje! então queria que ele pode-se ver esse lindo texto! mas eu ja fiz d tudo! ele diz que me ama mas atitudes são outras!

    #
    • nanda green Responder 18 de maio de 2016 at 19:52

      querida, se as atitudes dele são outras, é porque ele não te ama de verdade.
      vc não precisa de ninguém pra ser feliz, se ame mulher!

      #
      • Dayana Responder 25 de maio de 2016 at 05:48

        Só casada aconteceram várias coisas tipo traição mentira da parte dele e qual quer briguinha ele faz as malas e diz que vai embora

        #
  9. Bruno matatarazzo Responder 25 de novembro de 2015 at 15:52

    preciso de uma resposta sua no meu email!

    #
    • http://www.youngbizzy.com/ Responder 27 de março de 2017 at 11:06

      ugh and @ I Feel LIke Margaret Mead : you saved me. From my own fucking misery. Thank you’s are in order and so I say : BLESS YOU FOR YOUR HUMOR! Brilliance!

      #
  10. Bruno matatarazzo Responder 25 de novembro de 2015 at 15:52

    preciso de uma resposta suas em meu email!

    #
  11. Se7hix Responder 8 de maio de 2016 at 01:12

    “Amar alguém é deixar a pessoa partir, e ainda assim, fazer de tudo para ela voltar.
    Amar alguém é sofrer calado ao ver que esse amor, não é mais seu.
    Amar alguém é ser repetitivo, tanto nas lágrimas que insistem em escorrer, quanto nos assuntos recorrentes.
    Amar alguém é perdoar e ceder.

    Amar é precisar desistir, é perder todas as forças, mas continuar insistindo.”

    Nem mais, nem menos, é um misto de sentimentos para o qual não existem explicações… e depois?!

    O depois, é a tal não promessa do final feliz, pois o gostar é apenas o aperceber de que está ali outra pessoa, a paixão é algo efémero, mas o amor… quando é o verdadeiro, nós sentimos mas não conseguimos explicar, fazemos as coisas mais sórdias, dizemos tudo e as vezes nada…

    Tentamos não alterar aquele momento, parar o tempo, mesmo que não tenhamos esse poder!!
    E o que nos mata, na não promessa do final feliz, é a esperança…
    Afinal, sempre nos disseram que ela era a ultima a morrer, mesmo a caminho do ultimo destino neste mundo, quase que aposto que os ultimos pensamentos, vão ser sobre a(s) outra(s) pessoa(s) que ama(mos) principalmente e independentemente sobre a realização ou não da não promessa do final feliz…

    Esse é parte do meu ponto de vista sobre o amor e uma promessa é sempre para se cumprir.

    #
  12. Maria Responder 4 de junho de 2016 at 21:37

    Agora sei o que eu tô sentindo pelo garoto que eu gosto e é meu melhor amigo?
    É paixão!

    #
  13. Maria Responder 4 de junho de 2016 at 21:37

    Agora sei o que eu tô sentindo pelo garoto que eu gosto e é meu melhor amigo?
    É paixão!

    #
    • Abnoam Responder 31 de maio de 2017 at 22:29

      Amei seu texto vou conta a minha historia e mas complicada pois estou namorado um rapaz que e. Casado ele diz que e apaixonado por mim mas n tem coragem de deixa a mulher diz que dorme ate separado sera mesmo que ele e apaixonado por mim

      #
  14. Valdir Dias Responder 30 de junho de 2016 at 16:43

    Parabéns Jéssica pelo brilhante texto.Quando se trata desses assuntos é um verdadeiro enigma, não se chega a uma unica solução os três temas se imendam e se tornam um só ,pareçe está falando apenas em um.

    #
  15. Leandro Rodrigues Responder 18 de julho de 2016 at 10:12

    Muito bom o texto parabéns

    #
  16. RAS Responder 4 de agosto de 2016 at 09:08

    Perfeito texto, site impreterivelmente perfeito!!!!

    #
  17. Amanda Responder 15 de agosto de 2016 at 12:34

    Apaixonada, gostando e amando você do meu lado!

    #
  18. stephanie Responder 3 de setembro de 2016 at 15:58

    Amei parabéns

    #
  19. Verônica Responder 22 de setembro de 2016 at 21:50

    AMEI O SEU TEXTO E ACABEI COMPARTILHANDO…. PARABÉNS PELO TALENTO QUE DEUS LHE DEU.

    #
  20. vina Responder 26 de setembro de 2016 at 00:46

    Wauuuuuu
    quase chorei de emoçao gostei do testo
    apesar de estar a passar por um momento dificil da minha vida
    por amar uma pessoa muito orgulhoso que dizia que me ama mas fez questao de terminar tudo o que haviamos planejado por ciumes que nao faz sentido

    #
  21. Souza Responder 12 de outubro de 2016 at 16:26

    Belos Textos

    #
  22. Ana Cícera Responder 6 de maio de 2017 at 01:50

    Ameiiii o texto ♥ Descobrir que sou completamente apaixonada pelo meu marido :'( queria tanto que ele mim amasse.

    #
  23. maria Responder 17 de maio de 2017 at 13:53

    lindo

    #
  24. maria ligia Responder 17 de maio de 2017 at 13:54

    sei exatamente oq significa isso estou passando por isso
    nos amamos mais nao da certo

    #
  25. Bruno de Freitas Responder 20 de maio de 2017 at 10:06

    E estou muito triste, ela diz que gosta de mim mas não saber de que jeito..Eu acho que é um pouco de paixão e um pouco de amor..Não sei o que será em???

    #
  26. Anonimo Responder 20 de maio de 2017 at 10:10

    Por que tem pessoas que demostra sentir sua falta..Depois vai embora em..

    #
  27. Catarina Braz Responder 29 de maio de 2017 at 23:05

    Excelente texto Jéssica.
    Sublime ! Muito grata…

    #
  28. Carolaine Responder 6 de junho de 2017 at 20:51

    Gostei interessante

    #
  29. Paula Responder 17 de junho de 2017 at 09:39

    Pra mim,amar é lutar pela pessoa que gostamos,é respeito,é se dar sem pedir retorno,não é obrigar,é respeitar os sentimentos um do outro. Ninguém é de ninguém. É saber conviver,conversar .Viver casa dia como se fosse o último, pois não sabemos o dia de amanhã. E tem muito mais coisas.

    #
  30. Paula Responder 17 de junho de 2017 at 09:41

    Pra mim,amar é lutar pela pessoa que gostamos,é respeito,é se dar sem pedir retorno,não é obrigar,é respeitar os sentimentos um do outro. Ninguém é de ninguém. É saber conviver,conversar .Viver cada dia como se fosse o último, pois não sabemos o dia de amanhã. E tem muito mais coisas.

    #
  31. Narciso Responder 18 de junho de 2017 at 10:24

    Que lindo testo gostei muito , mas me deicha interrogado. Eu quero saber a voçe . É assim , eu tenho Uma amante a 3 anos , o nosso relacionamento muito bom . lhe Amo e ela tanbem diz o mesmo , nao Somos da idade tenho anos amais que ela com adiferesa de 10 anos . Por amor que simto por ela , lhe pedi a mão de casamento . A resposta foi essa , Eu ti Amo e quero viver com voçe toda Vida, mas nao quero k me casace nem loboração .

    #

Trackbacks/Pingbacks

  1. A diferença entre gostar, se apaixonar e amar - Shockei - 5 de dezembro de 2016

    […] Lindo texto da Jéssica Pellegrini […]

Deixe uma resposta

Comentários


btt