A diferença entre gostar, se apaixonar e amar.

Leia o texto abaixo ao som de Jason Mraz Love Someone.

 

Gostar é muito relativo.

Gostar de alguém é sentir um frio na barriga, mas manter os pés no chão. Gostar é querer estar junto, mas sem descartar outras oportunidades. Gostar é beijar, mas de vez em quando, abrir os olhos discretamente para conferir o ambiente. Gostar é abraçar forte, mas não por muito tempo. Gostar é se dedicar, mas com limites impostos. Gostar é querer ter, mas não ser seu. Gostar é querer dormir junto, mas acordar cedo no dia seguinte para outros compromissos.

Gostar é sair, mas voltar para o trabalho pontualmente. Gostar é admirar as qualidades, mas ainda reparar nos poucos ou pequenos defeitos. Gostar é andar de mãos dadas, mas não sentir segurança. Gostar é dividir o chocolate preferido, mas ainda assim, ficar com a maior parte.

Gostar é passar o domingo juntos, mas fazer planos mirabolantes na segunda-feira. Gostar é tirar do sério, mas com finalidade de testar o ponto fraco do outro. Gostar é frequentar a sua casa, mas com o status de estarem se conhecendo. Gostar é fazer planos, mas não ultrapassar mais de três dias. Gostar é viajar, mas sentir saudade do que ainda não acabou.

Gostar de alguém é como ter o jogo ganho, mas faltar uma carta. O verbo gostar traz consigo muitas incertezas e, ao mesmo tempo, muitas descobertas. Gostar de alguém é um risco do desconhecido.

Ao se apaixonar, você enlouquece.

Depois de conhecer um pouco esse alguém, as atitudes e as vontades acabam ficando completamente incontroláveis. A paixão é um sentimento que descontrola qualquer racionalidade. As emoções explícitas são a principal marca dessa sensação.

Se apaixonar por alguém é sinônimo de entrega absoluta. Os erros se tornam acertos, o longe se torna perto, o tarde se torna cedo, a noite se torna dia, a pobreza se torna riqueza, o frio se torna calor, o ruim se torna bom, a fome se torna saudade, o sono se torna pensamentos.

Se apaixonar por alguém é se perder, ou se encontrar por alguém.

Se apaixonar é sentir o sangue correr nas veias e sentir arrepios com simples toques. Se apaixonar é descobrir qualquer tipo de alegria na dor, é expressar através do olhar o que as palavras não são capazes de traduzir. Se apaixonar é perder prazos, horários e tarefas importantes. Se apaixonar é se doar, é correr contra o tempo, é se permitir e sem restrições, deixar transparecer o melhor que você possa ser.

Se apaixonar é tirar a roupa sem pensar duas vezes. Se apaixonar é curtir todos os momentos, e em cada brecha, encontrar uma chance para satisfazer os desejos. Se apaixonar é agir por impulso e depois arcar com as consequências, boas ou ruins. Se apaixonar é sentir um tesão incontrolável, é deixar a vontade carnal sobressair ao seu juízo. Se apaixonar é suar, tremer, gritar, gemer, arranhar, morder.

Se apaixonar é ficar cego. E só depois de incendiar todas as labaredas, tentar se acalmar e fazer de tudo para manter todas as chamas acesas.

Amar alguém é ter todas as certezas de uma só vez.

Amar alguém é viver o presente, absorver o melhor do passado e planejar o futuro. Amar alguém é transformar os sonhos em realidade. Amar alguém é cuidar, zelar e proteger. Amar alguém é não ter dúvidas. Amar alguém é transformar uma briga em um ensinamento. Amar alguém é criar laços, ter filhos, envelhecer lado a lado. Amar alguém é resistir a todas as tentações, desavenças, crises, ciúmes, egoísmo. Amar alguém é surpreender, é presentear. Amar alguém é deixar claro o quanto essa pessoa é essencial, é dizer o quanto tudo mudou desde que ela se fez notável, é não ter vergonha de demonstrar qualquer afeto.

Amar alguém é se libertar, compartilhar e somar. Amar alguém é oferecermos toda a nossa bagagem de experiências, para conhecer e compreender o outro. Amar alguém é fazer essa pessoa feliz, proporcionar noites de sono tranquilas, é suprir todas as necessidades. Amar alguém é estender as mãos, apoiar, contrariar, mas nunca abandonar.

Amar alguém é trabalhar a paciência. É ressaltar a persistência e provar toda a sua determinação. Amar alguém não é um sacrifício, é sentir-se leve. Amar alguém não é se prender, é ter muitas opções e ainda assim, escolher ficar.

Amar alguém é abrir mão do seu amor. Amar alguém, às vezes, pode ser a sua pior dor. Amar alguém é uma ferida que nunca vai cicatrizar ou deixar de existir. Amar alguém é carregar consigo a pessoa, por onde quer que você esteja. Amar alguém é, em alguns casos, uma renúncia. Amar alguém é querer esquecer, e não conseguir. Amar alguém é decisão do seu coração, e não uma opção indicada pelo seu dedo. Amar alguém não é responsabilidade do cupido, é a sentença que precisa ser cumprida. Amar alguém é confiar, transmitir segurança e não medir esforços.

Amar alguém é deixar a pessoa partir, e ainda assim, fazer de tudo para ela voltar. Amar alguém é sofrer calado ao ver que esse amor, não é mais seu. Amar alguém é ser repetitivo, tanto nas lágrimas que insistem em escorrer, quanto nos assuntos recorrentes. Amar alguém é perdoar e ceder.

Amar é precisar desistir, é perder todas as forças, mas continuar insistindo.

Em todos os casos mencionados acima, eu não prometo um final feliz. Afinal, os sentimentos são como o mar: seduzem e depois podem afogar. De qualquer forma, a regra é clara: o que me oferecerem, eu ofereço três vezes mais.

Por garantia de qualidade, a satisfação comprovada vai te fazer voltar mais vezes.

E você vai casar comigo, sem mais.

Comentários

  • Maria disse:

    Parabéns, belíssimos textos.

    • Fabio jr disse:

      Realmente tudo isso mesmo,todos os paragrafos fez sentido pra mim !!!

    • Fabio jr disse:

      Eu quero contar um caso q acontece comigo ate hj,depois q eu conheci uma garota depois de 3 anos atraz…
      No começo era so uma amizade verdadeira considerava ela muito mesmo,mais dai so agora q tudo estava bem o meu sentimento mudou por ela e cheguei ate falar com essa pessoa q eu a amo e gosto dela,e sinto ciumes qndo ela ficar falando com outros caras!
      Oque eu faço se ela nao tem esse mesmo sentimento que eu sinto por ela?
      Me afasto dela?,nao falo mais com ela?acabo a amizade q ja nao existi pq nao aceito a amozadede dela mais?
      e ai oque vcs me falam sobre tudo isso q me acontece!

      • Futura Psicóloga disse:

        Olha ja vi vários casos assim, e o melhor que posso te dizer, é que vai arrisque seus medos, desabafe realmente com ela, sem medo do que ela vai te responder. Apenas fale e se ela gostar mesmo de você ela vai entender e se ela não sentir o mesmo por você continue a amizade, e tente procurar sempre fazer o melhor pra ela! Vai que um dia ela sinta o mesmo por vc, mas ainda não perçebeu!

  • Ca disse:

    Mandei esse texto pro meu ex namorado, exatamente 10 dias antes do término, e ao final perguntei qual era o sentimento, se ele gostava, era apaixonado ou me amava, e a resposta foi que me amava! Hoje relendo esse texto, fico me perguntando aonde foi todo esse amor, como uma pessoa é capaz de amar e da noite pro dia esquecer desse amor!
    Desculpa o desabafo! Amo teus textos!

    • maria disse:

      amiga ,,entendo voce passei por isso ,,,mas vocec voltou com o seu ex e encontrou toda essa frieza assim em pouco tempo? nossa que chattooo…

    • Anônimo disse:

      Amar é precisar desistir, é perder todas as forças, mas continuar insistindo.
      Eu não prometo um final feliz. Afinal, os sentimentos são como o mar: seduzem e depois podem afogar.

    • koréia disse:

      Amar é precisar desistir, é perder todas as forças, mas continuar insistindo.
      Eu não prometo um final feliz. Afinal, os sentimentos são como o mar: seduzem e depois podem afogar.

    • Phoebe disse:

      minha filha, este amor nunca existiu.. supera! deixa de ser trouxa

    • Pavilhão disse:

      Amar alguém é a decisão do seu próprio coração ñ é uma opção indicada pelo seu próprio dedo.

    • Debby Assalis disse:

      Oi, tudo bem com Vc? Me desculpe em me fomente, mais vc tem q pensa com a razão e vê os pontos da vida q passou com ele e vê se esse amor fortaleceu ou os afastaram. Porque o Amor não acaba assim do nada!

    • lisa disse:

      Vou contar uma historia,CA….
      Eu amo alguem de verdade mais por algumas situaçoes eu n posso de maneira nenhuma namorar com essa pessoa.
      Tive tipo de um ciumes doido um dia,porque vi aquela pessoa com outra pessoa convidando pra sair…
      FIQUEI BRAVA…mais eu n podia deizer nada,porque antes no comesso foi eu qdeichei a pessoa,era muita prexao, em fim naquele dia essa pessoa viu q eu n estava bem e me peruntou o pq eu estava tao estranha ultimamente,eu enti disse q tava normal,fui ignorante e a pessoa me deichou ir em bora.Depois eu fiquei penssndo q eu n podia ficar semdiser a verdade,entaoeu escrevi uma carta resumido o q eu estava sentindo,eu disse,que ainda astava amanda aquela pessoa apesar de td ate de essa pessoa ter entrado para imbunda,é q eu sou evangelica…
      Naquele dia soube q aquela pessoa tambem sentia o mesmo,ou quase o mesmo,ela me disse…
      Mais,eu sabia q eu n podia ter essa pessoa,n mais,pelo bem dela..Entao se eu ainda a amo claro mais amo de longe,n consigo ficar um dia sem penssar,sentir saudade,mais sempre tenho q bloquear as pespectivas,pq eu sei q eu n posso…q quero o melhor,entao se vc se indentificou com essa historia talvez por acaso entardo nesse sait,saiba q a alguem na mundo mesmo q for so uma pessoa q te ama e faria td so pra te ver bem…
      ate logo e beijos q nuncam vao acontecer.

  • Uane disse:

    Que texto bem escrito, bem definido, cada um desses sentimentos tão difíceis, nossa! Aqui descobri que realmente amei:
    “Amar alguém é deixar a pessoa partir, e ainda assim, fazer de tudo para ela voltar. Amar alguém é sofrer calado ao ver que esse amor, não é mais seu. Amar alguém é ser repetitivo, tanto nas lágrimas que insistem em escorrer, quanto nos assuntos recorrentes”

  • Ameeeeeei ! que texto lindo , até parece que a autora esta secretamente falando comigo rsrs Parabéns pelo trabalho , que acabei de conhecer e já to amando !!! rs BJs de uma nova leitora apartir de agora assídua e fiél ;) Ass:Paloma Oliveira / de São Luís-MA

  • Larissa disse:

    Eu amo esse texto, sempre choro lendo ele.

  • Anônimo disse:

    amei os textos enfim me encomtrei

  • anonimo disse:

    oi, jessica? calma vou começar do começo,então namorei um cara ha 2 anos , foi um relacionamento bem dificil, ele não era uma pessoa compreensiva, gostava de festa enfim era um cara independente , sem contar que ele era 5 anos mais velho do que e, eu era apenas uma garota de 15 anos ainda estudante, não era uma pessoa independente, vou lhe falar sobre o nosso relacionamento.no começo como o de todos os namoros eram rosas, e depois ele me mostrou sua verdadeira face, aprimeira coisa que ele fez de errado começou a namorar com uma menina sem pelo menis ter terminado comigo, não passaram muito tempo, logo terminaram , ele veio pedir pra voltar comigo e eu como sempre muito besta cabei aceitando ele de volta tudo voltou ao normal como se fosse o começo do relacionamento, logo apos 2 meses ele acabou repetindo a mesma coisa então novamente ele me pediu pra voltar e eu como sempre acabei voltando, a gente continuou ficando então ele terminou comigo pra ficar com outra garota, sem contar que ela e um dragão kkk, ele ja estão com um mes de namoro, ele e uma pessoa MUITO vulgar ele ja disse que a ama gostaria que me respondesse , sera que ele realmente ama ela? sera que ele ja me esqueceu? bjs

  • Bruno matatarazzo disse:

    lindo texto! palavras bem ditas e com real sentido! eu amo uma pessoa e daqui alguns dias completariamos 2 anos mas por umas atitudes dele… acabamos hoje! então queria que ele pode-se ver esse lindo texto! mas eu ja fiz d tudo! ele diz que me ama mas atitudes são outras!

    • nanda green disse:

      querida, se as atitudes dele são outras, é porque ele não te ama de verdade.
      vc não precisa de ninguém pra ser feliz, se ame mulher!

  • Bruno matatarazzo disse:

    preciso de uma resposta sua no meu email!

  • Bruno matatarazzo disse:

    preciso de uma resposta suas em meu email!

  • Se7hix disse:

    “Amar alguém é deixar a pessoa partir, e ainda assim, fazer de tudo para ela voltar.
    Amar alguém é sofrer calado ao ver que esse amor, não é mais seu.
    Amar alguém é ser repetitivo, tanto nas lágrimas que insistem em escorrer, quanto nos assuntos recorrentes.
    Amar alguém é perdoar e ceder.

    Amar é precisar desistir, é perder todas as forças, mas continuar insistindo.”

    Nem mais, nem menos, é um misto de sentimentos para o qual não existem explicações… e depois?!

    O depois, é a tal não promessa do final feliz, pois o gostar é apenas o aperceber de que está ali outra pessoa, a paixão é algo efémero, mas o amor… quando é o verdadeiro, nós sentimos mas não conseguimos explicar, fazemos as coisas mais sórdias, dizemos tudo e as vezes nada…

    Tentamos não alterar aquele momento, parar o tempo, mesmo que não tenhamos esse poder!!
    E o que nos mata, na não promessa do final feliz, é a esperança…
    Afinal, sempre nos disseram que ela era a ultima a morrer, mesmo a caminho do ultimo destino neste mundo, quase que aposto que os ultimos pensamentos, vão ser sobre a(s) outra(s) pessoa(s) que ama(mos) principalmente e independentemente sobre a realização ou não da não promessa do final feliz…

    Esse é parte do meu ponto de vista sobre o amor e uma promessa é sempre para se cumprir.

  • Maria disse:

    Agora sei o que eu tô sentindo pelo garoto que eu gosto e é meu melhor amigo?
    É paixão!

  • Maria disse:

    Agora sei o que eu tô sentindo pelo garoto que eu gosto e é meu melhor amigo?
    É paixão!

    • Abnoam disse:

      Amei seu texto vou conta a minha historia e mas complicada pois estou namorado um rapaz que e. Casado ele diz que e apaixonado por mim mas n tem coragem de deixa a mulher diz que dorme ate separado sera mesmo que ele e apaixonado por mim

      • FLÁVIO THOMAZ disse:

        PRIMEIRAMENTE , VC NÃO ESTÁ NAMORANDO , AFINAL DE CONTAS ELE É CASADO ( VC É A AMANTE ) , ELE DORME SEPARADO DELA ? HOMEM CASADO QUANDO QUER MULHER NA RUA , ALEJA ATÉ A MULHER DE CASA .

        DESDE QUE O MUNDO É MUNDO QUE ALGUNS HOMENS MENTEM DESCARADAMENTE PARA (CONSEGUIR O QUE QUER) .

  • Valdir Dias disse:

    Parabéns Jéssica pelo brilhante texto.Quando se trata desses assuntos é um verdadeiro enigma, não se chega a uma unica solução os três temas se imendam e se tornam um só ,pareçe está falando apenas em um.

  • Muito bom o texto parabéns

  • RAS disse:

    Perfeito texto, site impreterivelmente perfeito!!!!

  • Amanda disse:

    Apaixonada, gostando e amando você do meu lado!

  • stephanie disse:

    Amei parabéns

  • Verônica disse:

    AMEI O SEU TEXTO E ACABEI COMPARTILHANDO…. PARABÉNS PELO TALENTO QUE DEUS LHE DEU.

  • vina disse:

    Wauuuuuu
    quase chorei de emoçao gostei do testo
    apesar de estar a passar por um momento dificil da minha vida
    por amar uma pessoa muito orgulhoso que dizia que me ama mas fez questao de terminar tudo o que haviamos planejado por ciumes que nao faz sentido

  • Souza disse:

    Belos Textos

  • Ana Cícera disse:

    Ameiiii o texto ♥ Descobrir que sou completamente apaixonada pelo meu marido :'( queria tanto que ele mim amasse.

  • maria ligia disse:

    sei exatamente oq significa isso estou passando por isso
    nos amamos mais nao da certo

  • Bruno de Freitas disse:

    E estou muito triste, ela diz que gosta de mim mas não saber de que jeito..Eu acho que é um pouco de paixão e um pouco de amor..Não sei o que será em???

  • Anonimo disse:

    Por que tem pessoas que demostra sentir sua falta..Depois vai embora em..

  • Catarina Braz disse:

    Excelente texto Jéssica.
    Sublime ! Muito grata…

  • Paula disse:

    Pra mim,amar é lutar pela pessoa que gostamos,é respeito,é se dar sem pedir retorno,não é obrigar,é respeitar os sentimentos um do outro. Ninguém é de ninguém. É saber conviver,conversar .Viver casa dia como se fosse o último, pois não sabemos o dia de amanhã. E tem muito mais coisas.

  • Paula disse:

    Pra mim,amar é lutar pela pessoa que gostamos,é respeito,é se dar sem pedir retorno,não é obrigar,é respeitar os sentimentos um do outro. Ninguém é de ninguém. É saber conviver,conversar .Viver cada dia como se fosse o último, pois não sabemos o dia de amanhã. E tem muito mais coisas.

  • Narciso disse:

    Que lindo testo gostei muito , mas me deicha interrogado. Eu quero saber a voçe . É assim , eu tenho Uma amante a 3 anos , o nosso relacionamento muito bom . lhe Amo e ela tanbem diz o mesmo , nao Somos da idade tenho anos amais que ela com adiferesa de 10 anos . Por amor que simto por ela , lhe pedi a mão de casamento . A resposta foi essa , Eu ti Amo e quero viver com voçe toda Vida, mas nao quero k me casace nem loboração .

  • Anônimo disse:

    Oi eu não amo me apaixonei , perdidamente e ele não me pertence, mas aquela paixão ,que sofre que dói , que tira o sono ,fome, descontrola vc de td , quero sair dessa mas não estou conseguindo…Está fazendo mal para minha saúde ,minha vida.
    Me desculpa, é um desabafo…o

  • Ana disse:

    Lindo texto. Pra quem já se apaixonou, simplesmente irá se ver nesse texto. Principalmente, quem teve que deixar partir alguém.

  • Anônimo disse:

    Tenho uma mes de namoro.
    Minha namorada fala que já me ama.
    Será Isso pode acontecer. Com mes?

    Ela fala que eu não amo pq não falo eu te amo.

    Eu fui decepcionado uma vez. Então não acredito fácil no amor

    • Nice disse:

      Amigo se tua namorada fala q te ama acredite nela.se entregue por inteiro,nao tenha medo,afinal se vc ta em uma relaçao e pq vc busca algo de bom. Como vai ser feliz se tem medo de se entregar? Amar é tao maravilhoso,quem ama sente uma necessidade tao intensa de confessar esse amor.vc nao imagina o quanto doí amar alguem e nao ser correspondido. Abra seu coraçao sem medo,agora se vc nao conseguir amar sai fora o mais rapido possivel,nao fique com uma pessoa só pq ela ama vc, isso nao é justo nem pra vc nem pra ela…

  • Anônimo disse:

    Lindo texto… Belissimo Parabéns.
    Acho que tô gostando de um garoto,mas ñ posso ter nada cm ele.Eu já tinha me conformado, mas agora da dificil as pessoas ficam falando e eu me pego imaginando, será ?? E ele é otimo,mas talvez ñ sinta o mesmo, então ñ quero me decepcionar…

  • Dheila disse:

    Lindo texto… Belissimo Parabéns.
    Acho que tô gostando de um garoto,mas ñ posso ter nada cm ele.Eu já tinha me conformado, mas agora da dificil as pessoas ficam falando e eu me pego imaginando, será ?? E ele é otimo,mas talvez ñ sinta o mesmo, então ñ quero me decepcionar…

  • Luciaan costa disse:

    Eu amei todos os texto ,mi ajudou muito a mostra e diferencia os sentimentos parabens

  • mateus disse:

    Meu Deus, quanta expressividade. Como alguém consegue traduzir com tanta clareza o gostar, a paixão e o amor ao mesmo tempo? Parabéns!

  • Anônimo disse:

    Exatamente isso !

  • felisminoaugusto2 disse:

    obrigado por me dexar claro na difença das duas coisas

  • Ana Letícia disse:

    Gostei do artigo, excelente explicação!!!

  • Flávia disse:

    Muito bom, valeu por compartilhar!!!

  • Vinicius T. R. disse:

    Ninguem vai ler isso, então foda-se. Quando ainda criança, conheci uma garota na escola, seu nome era Carol. Linda, e com 7 anos de idade, o que poderia eu saber sobre o amor? Lembro-me de seus olhos azuis, de seu cabelo liso e de seu sorriso simpático. No mesmo ano me mudei de cidade, e perdi o contato com ela. O que sentia por ela era algo forte, inocente. E tantos anos depois, ainda sinto o mesmo. Tenho 19 anos agora e estou na faculdade, a milhões e milhões de quilômetros dessa pessoa que apesar de tão longe, está sempre comigo. Penso em tentar contato, mas sei que a realidade as vezes é cruel. Sou um cara bonito, e frequentemente aparecem garotas que desejam sair comigo. Porém, o que sinto pela Carol é forte demais, sinto que estou traindo esse amor quando estou com alguem. Não sei se algum dia alguem vai ler isso, mas apenas preciso desabafar. É a primeira vez que falo disso para qualquer pessoa. Enfim, isso é só um desabafo de alguem que sabe bem como o amor pode ferir. Por muitos anos sofri, e ainda sofro, mas continuo lutando, porque lá no fundo, o amor me plantou uma semente de esperança de que alg um dia poderei revê-la. Lembro-me de uma casa, como milhoes de outras casas. Lembro-me de uma rua, como milhoes de outras ruas. Lembro de um rosto, como nenhum outro. E depois de tantos anos, só consigo olhar para trás e pensar: enquanto estivemos juntos, foram momentos incríveis. Sempre me virei sozinho em todos os aspectos, lutei, apanhei, sorri, chorei. Continuo na luta, pois o fogo que me alimenta jamais será apagado. Não sei porque, mas não aguentei sem chorar escrevendo esse texto. Nem sei porque escrevi. Obrigado por ler, se é que alguem leu, rsrs.

  • Anônimo disse:

    Vinicius T. R. eu li seu texto e os demais. Amei demais o texto da Jéssica Pellegrini e vi que já passei e passo por todas essas fases. Me apaixonei por um cara e, inclusive já até tivemos algo. Mas, essa paixão virou amor. Não consigo esquecê-lo. O desejo ardentemente; só que não posso tê-lo por várias circunstâncias da vida. Aí depois das fases de alegria e de me sentir viva, estou na fase da tristeza e de, mesmo assim, continuar lutando porquê a vida continua; sofro por estar longe dele, mas a vida tem que continuar…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Recomendados para você

Receba textos novos no seu e-mail!